A depressão
- Cátia Castro
- 15 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mar.

A depressão não é tristeza, nem desalento passageiro, nem apenas um cansaço maior.
É algo mais fundo, mais denso, um esgotamento que não se resolve com "pensamento positivo" ou com um passeio ao sol.
Para quem está de fora, pode ser difícil compreender a lógica desta apatia, desta falta de vontade, desta sensação de que tudo é demasiado. Para quem está dentro, é difícil explicar.
Gerir a depressão não é um exercício de força de vontade. Requer tempo, exige estratégias, implica uma rede de apoio. Há dias em que o esforço de levantar da cama parece desproporcional à recompensa de estar acordado. Comer bem, dormir a horas, fazer exercício, falar com alguém — tudo isso pode ajudar, mas nem sempre é fácil dar o primeiro passo.
Gerir a depressão pode ser um desafio, mas existem diversas estratégias que podem ser úteis. Aqui estão algumas sugestões:
Prática Regular de Atividade Física: Exercício físico regular pode ser uma ferramenta valiosa para gerir a depressão. A actividade física pode ajudar a melhorar o humor e a energia, bem como a qualidade do sono.
Alimentação Equilibrada: A alimentação pode influenciar o bem-estar mental. Uma dieta balanceada e nutritiva pode ajudar a gerir os sintomas da depressão.
Técnicas de Relaxamento: Técnicas como a meditação e a respiração profunda podem ajudar a reduzir o stress e a ansiedade, sintomas comuns na depressão.
Psicoterapia: Um lugar "formal" onde pode livremente falar dos seus sentimentos, pensamentos, numa perspectiva compreensiva, empática com feedback baseado em conhecimento técnico-científico da psicologia.
Rede de Apoio: Falar sobre os seus sentimentos com amigos, família.
Higiene do Sono: A depressão pode afectar o sono, por isso é importante estabelecer uma rotina regular de sono. Evitar cafeína à tarde e à noite, criar um ambiente propício para dormir e, tentar ir para a cama levantando-se à mesma hora todos os dias.
Medicação: Em alguns casos, um acompanhamento multidisciplinar com um médico psiquiatra pode ser necessário.
É muito usual ter dificuldades em colocar todos estes pontos em prática quando se tem depressão, as sessões de psicoterapia servem também para explorar a forma de as fazer, caso pretenda.
Lembre-se que é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental se estiver a lidar com a depressão. Este não é um caminho que deve percorrer sozinho/a, e há ajuda disponível para si e para lembrar que, por mais difícil que pareça, a depressão não é um destino definitivo.